Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - PUC - RIO DE JANEIRO - Política, economia e cultura na América Latina do século XX Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Política, economia e cultura na América Latina do século XX
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(PUC - RIO DE JANEIRO - 2017)Número Original: 15Código: 6631081

Vestibular - Segundo Dia - Grupo 1 - Grupo 5

Política, economia e cultura na América Latina do século XX
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO  2017
Exibir texto da questão

“Pobre Méxicos tão longe de Deusetão próximo dos Estados Unidos! AQUINO, Rubim et al. História das Sociedades Americanas. Rio de Janeiro: Record, 1981 A charge acima faz referência a uma frase atribuída a Porfírio Diaz, presidente do México, entre 1876 e 1910, com breves intervalos. Ela descreve com ironia as conturbadas relações entre os Estados Unidos e o México no século XIX que mantêm a sua atualidade. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que melhor expressa esta ideia. (A) Durante a Revolução Mexicana, grande parte do território do México foi ocupado pelo exército norte-americano, e seu líder Emiliano Zapata foi capturado e preso. (B) Em 1848, ao final da guerra com os Estados Unidos, o México foi obrigado a permitir a construção de uma base naval norte-americana em seu território. (C) Durante a Segunda Guerra Mundial, o México manteve uma política de não alinhamento e de neutralidade, provocando grande tensão os Estados Unidos. (D) Em 1994, teve io a construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México, com o objetivo de barrar a entrada ilegal de imigrantes, atraídos pelas possibilidades de trabalho e enriquecimento. (E) A não adesão do México ao NAFTA (Acordo Norte-Americano de Livre Comércio) provocou o embargo econômico decretado pelo governo norte-americano que vem prejudicando a economia mexicana.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(PUC - RIO DE JANEIRO - 2016)Número Original: 2Código: 6464766

Vestibular - Segundo Dia - Grupo 2

Política, economia e cultura na América Latina do século XX
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2016
Exibir texto da questão

“Num país pequeno e despovoado como o meu, a militarização da sociedade não corresponde a nenhum projeto expansio- nista; não serve também para a defesa das fronteiras, por ninguém ameaçadas. Trata-se de criar uma economia de guerra em tempo de paz? Mas as armas vêm de fora e os inimigos estão dentro. Quem são os inimigos? Quantos sobraram? No Uruguai existem de quatro a cinco mil presos políticos. Não é pouco. No começo, foram os guerrilheiros. Depois, os militantes dos partidos de esquerda. Depois, os sindicalistas. Depois, os intelectuais. Depois, políticos tradicionais. Depois, qualquer um. A máquina não para, exige combustível, enlouquece, devora o inventor: os partidos de direita outorgaram po- deres especiais e recursos extraordinários às forças armadas para livrar-se dos Tupamaros e em pouco tempo os militares ficaram com o poder e liquidaram os partidos”. GALEANO, Eduardo. “Negócios livres, gente presa?” Vozes crônicas. “Che” e outras histórias. São Paulo: Global/Versus, 1978. A partir da leitura do texto acima e de seus conhecimentos sobre as ditaduras militares instauradas na América Latina nas décadas de 1960 e 1970, faça o que se pede. a) Explique os princípios da chamada Doutrina de Segurança Nacional, elaborada em diversos regimes ditatoriais mili- tares na região, nessa época. b) Indique duas características comuns a essas ditaduras militares.


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(PUC - RIO DE JANEIRO - 2015)Número Original: 11Código: 6464477

Vestibular - Segundo Dia - Grupo 1 - Grupo 5

Política, economia e cultura na América Latina do século XX
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015
Exibir texto da questão

Assinale a alternativa que NÃO caracteriza de modo correto as ditaduras militares instauradas em diferentes países da América Latina nas décadas de 1960 e 1970. (A) A emergência das ditaduras militares está relacionada ao contexto da Guerra Fria e à ameaça da expansão intemacional do comunismo, especialmente após o êxito da Revolução Cubana em 1959 e seu posterior alinhamento ao Bloco Socialista. (B) Os golpes militares foram apoiados por vários setores sociais como atestam, por exemplo, os boicotes que industriais e comerciantes realizaram no Chile para desgastar a presidência de Salvador Allende e a conhecida “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, contra o governo de João Goulart. (C) Centros de inteligência militar disseminados nessa época, em diferentes países, passaram a definir os contornos da chamada Doutrina de Segurança Nacional, voltada ao combate de um inimigo interno, propagador de “ideias subver- sivas” e, portanto, identificado como nocivo aos interesses da “nação” (D) Apesar das diferenças, algumas caracteristicas foram comuns a todos os regimes militares desse período: a suspen- são total ou parcial de atividades legislativas, a falência dos regimes e partidos politicos tradicionais, a militarização da vida politica e social e a prática das prisões e da tortura. (E) Os exércitos da Bolívia, Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, Paraguai e México estabeleceram um pacto para coordenar operações repressivas, com o objetivo de combater a propagação do comunismo em toda a América Latina, conhecido como Operação Condor.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?